A Justiça de Minas Gerais autorizou a prisão do deputado federal André Janones caso ele descumpra as medidas protetivas impostas em ação movida por sua ex-companheira, a prefeita de Ituiutaba (MG), Leandra Guedes. Ela acusa o parlamentar de ameaças e chantagens, incluindo o envio de uma foto íntima sua a um secretário municipal.
Na decisão, o juiz Paulo Fernando Naves de Resende autorizou o uso de força policial para garantir o cumprimento das medidas, destacando que o descumprimento configura crime previsto no artigo 24-A da Lei Maria da Penha, o que pode levar à prisão em flagrante do deputado.
As medidas proíbem Janones de manter qualquer contato com Leandra Guedes ou seus familiares, bem como de se aproximar dela a menos de 300 metros. Ele também está impedido de frequentar os mesmos locais que a prefeita e de divulgar qualquer conteúdo relacionado à intimidade dela, como fotos, vídeos ou outras mídias.
O parlamentar foi notificado das restrições em janeiro. A denúncia, enquadrada como violência doméstica sob a Lei Maria da Penha, veio a público por meio da coluna do jornalista Paulo Cappelli, na última quinta-feira (10).