A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu nesta quarta-feira (16) que a venda de medicamentos como Ozempic, Saxenda e Wegovy — conhecidos como “canetas emagrecedoras” — só poderá ser feita com retenção da receita médica pelas farmácias.
Esses medicamentos, originalmente indicados para o tratamento de diabetes tipo 2, também vêm sendo amplamente utilizados para perda de peso.
Antes, bastava apresentar a receita. Agora, a farmácia deve reter uma via do receituário no momento da compra. A nova regra foi aprovada por unanimidade durante reunião da diretoria colegiada da Anvisa.
A decisão tem como objetivo aumentar o controle sobre o uso desses medicamentos e proteger a saúde pública frente ao consumo excessivo e sem orientação.
Uso sem controle preocupa especialistas
A medida vem sendo defendida por entidades da área da saúde. No fim de 2023, as Sociedades Brasileiras de Endocrinologia e Metabologia e de Diabetes publicaram uma carta aberta solicitando a exigência da retenção de receita para os agonistas de GLP-1 — nome técnico dessas canetas.
Essas entidades alertam para o uso indiscriminado desses medicamentos, o que pode afetar negativamente a saúde da população e prejudicar o acesso dos pacientes que realmente precisam do tratamento.
Segundo especialistas, o uso inadequado pode causar efeitos como náuseas, distensão abdominal, constipação, diarreia, além de agravar transtornos psicológicos e alimentares.