ANVISA MUDA REGRA, DETERMINA QUE OZEMPIC E OUTROS EMAGRECEDORES SEJAM VENDIDOS APENAS COM RECEITAS

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu nesta quarta-feira (16) que a venda de medicamentos como Ozempic, Saxenda e Wegovy — conhecidos como “canetas emagrecedoras” — só poderá ser feita com retenção da receita médica pelas farmácias.

Esses medicamentos, originalmente indicados para o tratamento de diabetes tipo 2, também vêm sendo amplamente utilizados para perda de peso.

Antes, bastava apresentar a receita. Agora, a farmácia deve reter uma via do receituário no momento da compra. A nova regra foi aprovada por unanimidade durante reunião da diretoria colegiada da Anvisa.

A decisão tem como objetivo aumentar o controle sobre o uso desses medicamentos e proteger a saúde pública frente ao consumo excessivo e sem orientação.

Uso sem controle preocupa especialistas

A medida vem sendo defendida por entidades da área da saúde. No fim de 2023, as Sociedades Brasileiras de Endocrinologia e Metabologia e de Diabetes publicaram uma carta aberta solicitando a exigência da retenção de receita para os agonistas de GLP-1 — nome técnico dessas canetas.

Essas entidades alertam para o uso indiscriminado desses medicamentos, o que pode afetar negativamente a saúde da população e prejudicar o acesso dos pacientes que realmente precisam do tratamento.

Segundo especialistas, o uso inadequado pode causar efeitos como náuseas, distensão abdominal, constipação, diarreia, além de agravar transtornos psicológicos e alimentares.

Related Posts

  • All Post
  • ALRN
  • Blog
  • BRASIL
  • CMN
  • CORRUPÇÃO
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • ENTRETENIMENTO
  • ESPORTES
  • MUNDO
  • PMN
  • POLÍTICA
  • POPULAR
  • SAÚDE
  • TECNOLOGIA
  • TRENDING
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Notícias Populares

Trending Posts

Nosso Instagram

Categorias

Tags

Edit Template

Nunca perca uma nóticia, inscreva-se em nossa NewsLetter

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Trending Posts

Nenhum Post Encontrado

© 2015 Thalita Moema Blog Todos os Direitos Reservados