Alexandre de Moraes discute com Cláudio Castro os resultados da operação que desmantelou o Comando Vermelho

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, se reuniu nesta segunda-feira (3) com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para discutir os resultados da Operação Contenção, que deixou mais de 120 criminosos mortos nos complexos do Alemão e da Penha.

O encontro foi convocado por Moraes após pressão de entidades de esquerda e setores ligados aos “direitos humanos”, que questionam a ação das forças de segurança. Apesar do clima inicial de tensão, fontes relataram que a reunião terminou de forma cordial. Ainda assim, o gesto foi interpretado como uma tentativa de intimidação política do STF contra o governo estadual, que ganhou amplo apoio popular pela firme atuação no combate ao crime organizado.

Após o encontro, Cláudio Castro fez questão de registrar nas redes sociais:

“Recebi hoje o ministro Alexandre de Moraes, do STF, no Centro Integrado de Comando e Controle.
Fiz questão de apresentar a nossa casa das polícias, que se tornou o grande hub de integração das forças de segurança do nosso estado.
Junto da cúpula de segurança, realizamos uma grande reunião de prestação de contas, apresentando ao ministro todos os resultados da Operação Contenção, uma ação histórica que mostrou a coragem e a capacidade técnica dos nossos agentes.
A união entre Polícia Militar, Polícia Civil e mais de 20 órgãos que atuam no CICC fortalece o trabalho de quem está na ponta, com videomonitoramento em tempo real e mais de 15 mil câmeras operacionais portáteis que garantem transparência e eficiência nas operações.
O CICC é a prova de que segurança pública se faz com investimento, união, planejamento e ação.”

O discurso de Castro reforça o contraste entre quem defende o trabalho das forças de segurança e quem tenta criminalizar a atuação policial. Enquanto o STF insiste em cobrar explicações de governadores que enfrentam o crime, a população segue aplaudindo o esforço das polícias que arriscam a vida diariamente.

© 2015 Thalita Moema Blog Todos os Direitos Reservados