Barroso declara apoio incondicional a Moraes e diz que no Brasil está acontecendo avanços democráticos

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, saiu em defesa do ministro Alexandre de Moraes e ressaltou os avanços da democracia brasileira em discurso durante a cerimônia de abertura do semestre Judiciário, após o recesso de julho.

Barroso afirmou que Moraes tem atuado com “inexcedível empenho, bravura e custos pessoais elevados” na condução de inquéritos importantes, como o da tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023.

“Nem todos compreendem os riscos que o país correu e a importância de uma atuação firme e rigorosa, mas sempre dentro do devido processo legal. Em contraste com um passado que nem vai tão longe, não houve nenhum desaparecido, nenhum torturado, nenhuma acusação sem prova”, destacou.

O presidente do STF ainda reforçou que:

“Nós somos um dos poucos países no mundo em que um tribunal, ao lado da sociedade civil, da imprensa, e de maior parte política, conseguiu evitar uma grave erosão democrática, sem nenhum abalo às instituições. (…) A democracia tem lugar para todos: conservadores, liberais e progressistas. Ninguém tem o monopólio da virtude, e ninguém tem o monopólio do amor ao Brasil.”

Barroso ressaltou também a importância da independência do Judiciário para preservar o Estado Democrático de Direito, ressaltando que os réus envolvidos em processos relacionados aos ataques golpistas estão sendo julgados com imparcialidade, baseados em provas e respeitando o contraditório.

A fala reforça a posição do STF e de Moraes diante das críticas e pressões, destacando que o Brasil vive um momento democrático maduro e protegido pelas instituições.

© 2015 Thalita Moema Blog Todos os Direitos Reservados