
Uma cidade digital, com gestão pública mais moderna e eficiente. Esse é o propósito da visita técnica realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em Natal. Representantes das duas instituições estiveram reunidos, nesta quarta-feira (17), com equipes multisetoriais da Prefeitura, na sede da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla). O encontro marca uma etapa decisiva para a formatação do Projeto Natal Cidade Digital.
Considerado um dos principais planos de modernização já elaborados pela capital potiguar, o projeto integra o Programa Federativo para Governo e Infraestrutura Digital. Coordenado pela Sempla, reúne equipes de diversas secretarias municipais e se apoia nas diretrizes do Plano Plurianual e no plano de governo do prefeito Paulinho Freire.
“O valor desse projeto vai além do investimento; ele simboliza desenvolvimento. A força está na forma como foi construído: de maneira colaborativa, sem imposições. As instituições se alinham às necessidades reais da cidade. O prefeito assumiu desde a campanha o compromisso de implantar uma gestão inovadora, voltada para resultados concretos e melhoria da vida da população”, destacou o titular da Sempla, Vagner Araújo.
O investimento previsto é de R$ 100 milhões, sendo 90% financiado pelo BNDES e 10% de contrapartida municipal. Atualmente, Natal ocupa a 152ª colocação entre 319 municípios no ranking nacional de cidades inovadoras. O projeto tem prazo estimado de três anos, com início em outubro, e prevê ações em cinco eixos: governança digital, capacitação de servidores e gestão da mudança, cibersegurança e infraestrutura de TI, aprimoramento do atendimento ao cidadão e transformação digital da gestão pública.



