Criada frente parlamentar na Câmara de Natal para discutir mercado imobiliário

A Câmara Municipal de Natal instalou, nesta quinta-feira (13), a Frente Parlamentar em Defesa do Mercado Imobiliário, proposta e presidida pelo vereador Kleber Fernandes (Republicanos). O evento reuniu entidades, representantes e lideranças do setor imobiliário com o objetivo de fortalecer o diálogo com o poder público e construir, de forma conjunta, soluções para impulsionar o desenvolvimento urbano e econômico da capital potiguar. O colegiado será formado pelos vereadores Kleber Fernandes (Republicanos), presidente, Aldo Clemente (PSDB), vice-presidente, Eriko Jácome (PP), membro, e Irapoã Nóbrega (Republicanos), membro.

Na oportunidade, foram apresentados os objetivos iniciais da Frente, que nasce com a missão de promover o debate qualificado sobre temas estratégicos para o crescimento da cidade, como segurança jurídica, desburocratização dos processos urbanísticos, desenvolvimento imobiliário sustentável, estímulo a novos investimentos e aprimoramento do ambiente de negócios.

“Realizamos hoje a instalação oficial no Legislativo natalense de um grupo temático que vai propor soluções para temas ligados ao mercado imobiliário e à construção civil do município, com participação de diversas instituições e profissionais do setor. A partir de agora, haverá reuniões mensais para discutir perspectivas, desafios, legislação e estreitar o diálogo com a Prefeitura de Natal, incluindo secretarias e outros órgãos”, informou o vereador Kleber Fernandes.

O coordenador da Câmara de Engenharia Civil do CREA-RN, Jorian Morais, disse que a gestão pública define as diretrizes de desenvolvimento da cidade. “Os profissionais de engenharia registrados em nossa instituição estão prontos para atuar em todas as construções. A cidade apresenta vários problemas estruturais em áreas como a Ribeira e Cidade Alta, além de obras irregulares. Diante de tantos desafios, temos a necessidade de diálogo entre o conselho e o setor público para garantir a segurança e a qualidade das obras, evitando situações lamentáveis como desabamentos”.

Em seguida, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Norte (SINDUSCON/RN), Sérgio Azevedo, afirmou que a modernização do Plano Diretor de Natal foi benéfica para o município. “Ao permitir o adensamento e a construção de empreendimentos, o plano aumentou significativamente a arrecadação de IPTU da cidade. Esse aumento nos impostos beneficia a sociedade, gerando recursos para a prefeitura e impulsionando a criação de empregos e o comércio local. Os impostos gerados pelo mercado imobiliário são utilizados, inclusive, para ajudar a sustentar a máquina pública”.

© 2015 Thalita Moema Blog Todos os Direitos Reservados