Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, é preso pela Polícia Federal um dia após oficializar a venda da instituição

A Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal, mira um esquema de emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras integrantes do Sistema Financeiro Nacional. As apurações envolvem suspeitas de gestão fraudulenta, gestão temerária, organização criminosa e outros crimes ligados à manipulação de ativos e maquiagem de carteiras de crédito.

A PF está cumprindo cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares. As ações ocorrem simultaneamente no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.

As investigações começaram em 2024 após uma requisição do Ministério Público Federal, que apontou a possível fabricação de carteiras de crédito fictícias por uma instituição financeira. Esses títulos supostamente foram vendidos a outro banco e, após fiscalização do Banco Central, teriam sido substituídos por ativos sem qualquer avaliação técnica adequada, configurando um grave risco ao sistema de regulação financeira.

© 2015 Thalita Moema Blog Todos os Direitos Reservados