De LIXÃO para arquivo do Estado aberto ao público para pesquisa

0

Espaço amplo, dotado das condições adequadas para acondicionamento do acervo, com capacidade para receber até 80 mil caixas que acomodam milhares de documentos, ambientes climatizados, entre eles recepção para receber pesquisadores, servidores e cidadãos em atendimento e estacionamento. Essa é a estrutura da nova sede do Arquivo Público Estadual (APE), localizado na avenida Senador Salgado Filho, 2815, Lagoa Nova.

O órgão possibilita agilidade e comodidade nas consultas, segurança e preservação da documentação, armazenamento e rastreabilidade de informações e documentos, além de pronto-atendimento às demandas judiciais e aos servidores em geral. “A documentação sob a guarda do Estado, especialmente a que diz respeito aos servidores, só não é mais valiosa do que o seu patrimônio humano, por isso deve ser guardada e preservada com todo cuidado”, explicou o secretário adjunto da Administração (Sead), Iranildo dos Santos Germano.

Desde agosto de 2018, a gestão documental do Arquivo passou a ser realizada por empresa especializada (vencedora de licitação para gestão, manutenção e conservação), com apoio e supervisão da equipe de servidores estaduais lotados na Secretaria de Estado da Administração (Sead). A gestão atual concluiu a transferência de todo o acervo e negociou a renovação contratual.

Para renovar o contrato, vencido no último mês de julho, a Secretaria da Administração, em atendimento ao Decreto Nº 28.693 – que estabelece as providências para a revisão das despesas de custeio no âmbito do Executivo Estadual – renegociou o valor, que foi reduzido em 10%. Com isso, o valor global anual do contrato passou a ser de R$ 302.400,00 (trezentos e dois mil e quatrocentos reais), recursos do orçamento da Sead, a qual o APE está vinculado.

O contrato, além da infraestrutura necessária à gestão documental, prevê manutenção periódica, conservação, segurança e locação do prédio da sede do arquivo. O atendimento ao público externo no Arquivo Público é realizado de segunda a sexta, das 7h às 13h. O acesso à sede pode ser realizado também pela rua Tabelião Manoel Procópio.
Parabéns @fatimabezerra13 ! Até que enfim…. porque esse arquivo era um LIXÃO.

___________________________________

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here