O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se manifestou nesta quinta-feira (11/9) sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando estar “surpreso” e “muito insatisfeito” com a decisão.
A Primeira Turma do STF condenou, por 4 votos a 1, Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado, em um julgamento histórico que envolve um ex-chefe de Estado acusado de atentado contra a ordem democrática.
Em entrevista à imprensa, Trump declarou: “Eu achei que ele foi um bom presidente do Brasil. É muito surpreendente que isso possa acontecer. É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Só posso dizer o seguinte: eu o conheci como presidente do Brasil”.
O presidente americano, que enfrenta nos EUA múltiplos processos relacionados à tentativa de reverter o resultado das eleições de 2020 e ao ataque ao Capitólio, traça um paralelo implícito com Bolsonaro, sugerindo que líderes de direita que questionam instituições democráticas podem sofrer perseguição judicial.
Donald Trump critica condenação de Bolsonaro https://t.co/qxcQPME7hS pic.twitter.com/S7mmFpwzD5
— Blog Thalita Moema (@blogdatm) September 11, 2025




