Eduardo Bolsonaro tem colocado o Brasil no centro de uma briga mundial por políticas comerciais e disputas políticas internas para evitar sanções de Alexandre de Moraes — mas essa postura já começa a atingir diretamente o povo brasileiro.
A investigação aberta pelo USTR (Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos) contra o Brasil abre seis frentes de apuração sobre as práticas do país e, segundo detalhamento divulgado na terça-feira (15), vai mirar até o Pix e a 25 de Março, tradicional rua de comércio popular em São Paulo.
O Pix aparece logo na primeira seção de itens a serem apurados: “Comércio digital e serviços eletrônicos de pagamento”. Os EUA afirmam que o Brasil “parece adotar práticas desleais em relação aos serviços de pagamento eletrônico”, favorecendo “serviços desenvolvidos pelo governo”, o que geraria distorções para empresas estrangeiras.
Já a 25 de Março entra como alvo na parte de “Proteção de propriedade intelectual”. O USTR aponta que a região permanece, há décadas, como um dos maiores mercados de produtos falsificados do mundo, mesmo com as operações para tentar combater o comércio ilegal. A rua paulista é citada no relatório “Mercados Notórios por Falsificação e Pirataria”, elaborado pelo Escritório para proteger marcas americanas.
No total, as seis frentes de investigação são:
1. Comércio digital e serviços eletrônicos de pagamento;
2. Tarifas preferenciais;
3. Enfraquecimento do combate à corrupção;
4. Propriedade intelectual;
5. Barreira ao etanol americano;
6. Desmatamento ilegal.
A abertura dessa investigação acontece enquanto o governo tenta, às pressas, evitar o tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros, previsto para entrar em vigor em 1º de agosto.
A postura de Eduardo Bolsonaro, que tenta se firmar como voz internacional para desgastar o governo Lula e se proteger de eventuais sanções de Moraes, é uma via perigosa: pode voltar como um boomerang para ele e sua família — mas, antes disso, quem paga a conta é o cidadão brasileiro.


