O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), levou à Mesa Diretora a proposta de cassação dos mandatos dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ). A decisão foi discutida em reunião interna realizada nesta quinta-feira (18). Segundo a Folha de S.Paulo, já há maioria entre os integrantes da Mesa favorável à cassação de ambos.
No dia 9 de dezembro, Motta informou que Eduardo Bolsonaro já acumula número suficiente de faltas para a perda do mandato. O deputado está nos Estados Unidos desde fevereiro, quando deixou o Brasil após a abertura de investigações pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Na última terça-feira (16), Motta também indicou a interlocutores que a cassação de Alexandre Ramagem deverá ocorrer por decisão da Mesa Diretora, sem necessidade de votação em Plenário. Ramagem foi condenado a 16 anos e um mês de prisão no processo da chamada trama golpista e está nos Estados Unidos desde setembro.
Em despacho proferido na segunda-feira (15), o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a abertura do processo de extradição do parlamentar.





