Indústria brasileira tem em agosto o pior desempenho em 10 anos, aponta CNI

A indústria brasileira registrou em agosto de 2025 o pior desempenho para o mês em uma década, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice de evolução da produção caiu para 47,2 pontos, abaixo da linha divisória de 50 pontos que separa crescimento de retração.

O índice de emprego também recuou, ficando em 48,4 pontos, o que reforça o cenário de contração no setor. Esse resultado só encontra paralelo em agosto de 2015, quando os números foram ainda mais negativos, e mostra que o desempenho atual é o mais fraco dos últimos dez anos.

De acordo com a CNI, a queda reflete não apenas o desaquecimento da atividade econômica, mas também fatores como custos elevados e falta de confiança dos empresários no Governo Lula, que têm adiado investimentos e aumentado absurdamente taxas de juros e impostos.

© 2015 Thalita Moema Blog Todos os Direitos Reservados