Lula conversa com Donald Trump fala sobre Conselho de paz e combate as organizações criminosas do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, nesta sexta-feira (26), com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A ligação durou cerca de 50 minutos e abordou temas estratégicos da relação bilateral entre Brasil e EUA, além de assuntos da agenda internacional.

Durante a conversa, os dois líderes trocaram informações sobre os indicadores econômicos de seus países e avaliaram que o atual cenário aponta perspectivas positivas para ambas as economias. Trump destacou que o crescimento econômico do Brasil e dos Estados Unidos é benéfico para toda a região.

Lula e Trump também celebraram o fortalecimento do diálogo entre os governos nos últimos meses, o que resultou na retirada de parte significativa das tarifas impostas a produtos brasileiros, sinalizando avanço na relação comercial entre os dois países.

No campo da segurança, Lula reiterou uma proposta já encaminhada ao Departamento de Estado norte-americano para ampliar a cooperação no combate ao crime organizado. A iniciativa prevê ações conjuntas contra lavagem de dinheiro, tráfico de armas, congelamento de ativos de organizações criminosas e intercâmbio de dados sobre transações financeiras. Segundo o governo brasileiro, a proposta foi bem recebida pelo presidente norte-americano.

Ao tratar de temas internacionais, Lula comentou o convite feito ao Brasil para integrar um Conselho da Paz proposto pelos Estados Unidos. O presidente brasileiro sugeriu que o órgão tenha foco exclusivo na situação de Gaza e inclua representação palestina. Ele também voltou a defender uma ampla reforma da Organização das Nações Unidas, com a ampliação dos membros permanentes do Conselho de Segurança.

Os dois presidentes ainda trocaram impressões sobre a situação na Venezuela. Lula enfatizou a importância da manutenção da paz, da estabilidade regional e do bem-estar da população venezuelana.

Ao final da conversa, Lula e Trump acertaram a realização de uma visita do presidente brasileiro a Washington, após compromissos oficiais do chefe do Executivo no exterior, incluindo viagens à Índia e à Coreia do Sul, em fevereiro. A data do encontro deverá ser definida em breve.

© 2015 Thalita Moema Blog Todos os Direitos Reservados