Lula debocha no JN ao ser questionado sobre tentativa de desestabilizar o dólar no BRICS, tarifaço dos EUA e já fala em negociar

O Jornal Nacional entrevistou nesta quinta-feira (10) o presidente Lula sobre o aumento das tarifas anunciado pelos Estados Unidos para produtos brasileiros de exportação. À repórter Delis Ortiz, Lula afirmou que o Brasil está disposto a negociar, mas exigiu respeito às decisões do país e admitiu que poderá adotar tarifas de retaliação caso não haja um acordo. Questionado sobre a possível responsabilidade pelo tarifaço de Donald Trump, devido a declarações em que tentou desestabilizar o dólar, Lula respondeu com deboche e riu da situação.
Repórter: Mas os ataques de Donald Trump começaram durante o encontro dos Brics e depois declarações suas em tom crítico aos Estados Unidos durante o evento. Que papel o senhor atribui a suas declarações nas motivações do presidente americano?
Lula: Nenhuma. Veja, primeiro os Brics é um fórum que ocupa hoje metade da população mundial e quase 30% do PIB mundial. E dentro do Brics está países que participam do G20. Dez países dos Brics participa do G20, aonde o seu Trump participa. Segunda coisa: nós temos três países que foram convidados do G7 agora. Quatro países: Brasil, México, África do Sul e Índia. Quarta coisa o Brics é um agrupamento de países que trabalha em prol do sul global. Nós cansamos de ser subordinado ao norte. Nós queremos ter independência nas nossas políticas, queremos fazer comércio mais livre. E as coisas estão acontecendo de forma maravilhosa. As coisas vão continuar melhorando, e nós estamos discutindo inclusive a possibilidade de ter uma moeda própria, ou quem sabe com as moedas de cada país a gente fazer comércio sem precisar usar o dólar. Porque nós não temos a máquina de rodar dólar, só os Estados Unidos que têm. Nós não precisamos disso para fazer comércio exterior. Agora, achar que os Brics é a razão para o Trump ficou nervoso, o Brasil nunca ficou nervoso com a participação do G7, o Brasil nunca ficou nervoso com as coisas que os Estados Unidos faz. Cada país tem a soberania de fazer aquilo que quer. Então, eu penso que o presidente Trump precisa se cercar de pessoas que o informem corretamente sobre como é virtuosa a relação Brasil-Estados Unidos.

https://x.com/blogdatm/status/1943600734303355221?s=48

© 2015 Thalita Moema Blog Todos os Direitos Reservados