Lula e Janja se hospedam em barco luxuoso com estrutura de hotel durante a COP 30 em Belém

Em Belém desde sábado (1º de novembro), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está hospedado no Iana 3, um barco-hotel regional no estilo iate que servirá de alojamento para ele e sua equipe durante a COP30. De acordo com o Palácio do Planalto, Lula e sua comitiva embarcaram na estrutura flutuante nesta segunda-feira (3). O “hotel” está atracado na Base Naval de Val-de-Cans e foi contratado junto à empresa Icotur Transporte e Turismo, mas o valor do contrato não foi divulgado.

Inicialmente, um barco da Marinha chegou a ser cogitado para hospedar o presidente durante o evento, porém foi descartado por ser considerado inadequado. O Iana 3, por sua vez, apresenta características típicas das embarcações amazônicas e, segundo o governo, atende às exigências técnicas e de segurança para acomodar o chefe do Executivo e sua equipe.

Lula chegou antes da abertura oficial da conferência para cumprir compromissos preparatórios à Cúpula de Líderes, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro. A COP30, promovida pela ONU, será realizada de 10 a 21 de novembro e reunirá delegações de diversos países em Belém.

A decisão de utilizar uma embarcação como hospedagem ocorreu diante da escassez e dos altos preços de acomodações na capital paraense. Desde o início do ano, a cidade enfrenta uma forte pressão no setor hoteleiro, com tarifas inflacionadas para o período do evento climático.

Em visita anterior à região, no início de outubro, Lula já havia manifestado o desejo de dormir em um barco:

“Eu vou querer dormir no barco. Ainda não tem o barco, mas eu vou encontrar um barco. Porque eu não quero luxo, eu quero vir participar dessa COP que tem que ser a COP da verdade. Até agora, a gente toma muitas decisões e não cumpre as decisões que toma.”

© 2015 Thalita Moema Blog Todos os Direitos Reservados