Lula manda mais uma indireta para Donald Trump na COP30

https://www.instagram.com/reel/DQ4q9UUkmkU/?igsh=aHo0YXRzb2s1MzNm

Na abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), nesta segunda-feira (10/11) em Belém (PA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ser urgente “impor uma nova derrota aos negacionistas”. Segundo ele, a crise climática não é uma ameaça distante, mas “uma tragédia do presente”, e pediu aos líderes mundiais que acelerem as ações contra as mudanças do clima.

“Esta COP será a COP da verdade. Na era da desinformação, os obscurantistas rejeitam não só as evidências científicas, mas também os avanços do multilateralismo. Eles manipulam algoritmos, semeiam ódio e medo, e atacam instituições, ciência e universidades. É hora de impor uma nova derrota aos negacionistas”, declarou o presidente.

Lula lembrou também o papel do Acordo de Paris ao afirmar que, sem ele, o planeta caminharia para um aquecimento catastrófico de quase cinco graus até o fim do século. “Estamos na direção certa, porém na velocidade errada. No ritmo atual, caminhamos para um aumento superior a 1,5 °C na temperatura média global — romper essa barreira é um risco que não podemos correr”, alertou.

Em uma alfinetada dirigida aos que defendem políticas bélicas, Lula afirmou: “Se os homens que fazem guerra estivessem aqui nesta COP, perceberiam que é muito mais barato investir 1,3 trilhão de dólares para enfrentarmos o problema que mata do que destinar 2,7 trilhões para a guerra, como aconteceu no ano passado”.

Por fim, o presidente defendeu medidas firmes contra governos e grupos que negam a ciência climática: países negacionistas “devem ser parados de uma vez por todas”, concluiu.

© 2015 Thalita Moema Blog Todos os Direitos Reservados