Lula pede e AGU dá 24h para Meta e TikTok excluírem posts sobre Lula e Janja na Rússia

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou, nesta quarta-feira (14/5), as plataformas Meta — responsável por Facebook, Instagram e Threads — e TikTok, exigindo a remoção, no prazo de 24 horas, de publicações com notícias falsas sobre a viagem da comitiva do governo brasileiro à Rússia.

As notificações extrajudiciais foram enviadas a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom-PR). Nos documentos, a AGU lista os principais links com conteúdos considerados falsos e afirma que a permanência dessas postagens infringe os próprios Termos de Uso das plataformas.

A medida foi tomada por meio da Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia (PNDD), que destacou que as publicações disseminam desinformação ao associar, sem provas, a primeira-dama Janja à prática de transporte ilegal de valores em espécie, supostamente apreendidos durante a viagem, o que teria gerado um escândalo diplomático com autoridades russas.

A AGU classificou como falsas duas alegações centrais das postagens:
• Que a comitiva teria viajado em um avião de carga da Força Aérea Brasileira (FAB), transportando 200 malas com dinheiro desviado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
• E que a primeira-dama teria sido detida em um aeroporto na Rússia por conta do conteúdo dessas malas, resultando em um incidente diplomático entre os dois países.

O presidente Lula quer “REGULAR” as mídias sociais, e pra isso pediu a ajuda a China que proíbe o TikTok e várias outras mídias sociais.
Na China também é proibido criticar o Governo.

© 2015 Thalita Moema Blog Todos os Direitos Reservados