Uma das promessas mais marcantes da campanha de Lula — o retorno da “picanha com cervejinha” no churrasco dos brasileiros — parece ter se transformado em frustração para a maioria da população. Segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas:
• 67,1% dos entrevistados não acreditam mais que Lula cumprirá a promessa de tornar carne e cerveja mais acessíveis;
• 26,3% ainda acreditam que o presidente conseguirá cumprir a promessa;
• 6,6% não souberam ou não quiseram responder.
A descrença cresce junto à percepção de piora na economia. Quando questionados sobre o preço da picanha durante o governo atual, os dados mostram:
• 50% acham que a picanha está mais cara hoje do que na gestão Bolsonaro;
• 21,7% consideram que o preço está igual nos dois governos;
• 17,9% acreditam que a carne está mais barata agora;
• 10,5% não responderam.
A pesquisa ouviu 2.020 eleitores, em todos os estados brasileiros, entre os dias 18 e 22 de junho. O levantamento tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Durante a campanha de 2022, Lula disse:
“O povo tem que voltar a comer um churrasquinho, comer uma picanha e tomar uma cervejinha.”



