Maria Corina entrega Nobel da paz a Donald Trump

Nesta quinta-feira (15), em um encontro que chamou a atenção da comunidade internacional, a líder da oposição venezuelana María Corina Machado visitou a Casa Branca para se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O momento mais simbólico da visita foi quando ela *entregou ao presidente Trump a medalha que recebeu ao conquistar o Prêmio Nobel da Paz 2025 como um gesto de agradecimento e reconhecimento. 

Machado, que recebeu o Nobel por sua longa luta pela democracia e direitos humanos na Venezuela, afirmou que a entrega da medalha foi um “reconhecimento pelo compromisso único” de Trump com a liberdade e a causa venezuelana. A medalha foi apresentada emoldurada com uma placa que, segundo correspondentes, elogia a liderança de Trump e sua atuação em apoio ao povo venezuelano. 

O gesto foi carregado de simbolismo político. Ao entregar sua medalha, Maria Corina citou a tradição histórica em que o general Lafayette presenteou o herói venezuelano Simón Bolívar com uma medalha com o rosto de George Washington, ressaltando assim uma suposta “irmandade” entre os povos dos Estados Unidos e da Venezuela na luta contra a tirania. 

© 2015 Thalita Moema Blog Todos os Direitos Reservados