Médicos levantam hipótese de início de demência em Lula por falas desconexas, choro e oscilações de humor

Aos 79 anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem despertado preocupação entre médicos e especialistas em saúde mental em um grupo de médicos no Facebook. Nos bastidores, cresce a discussão sobre a possibilidade de que ele esteja apresentando sinais iniciais de demência. O alerta se dá diante de uma sequência de episódios públicos marcados por falas desconexas, esquecimentos, oscilações de humor e episódios emocionais sem contexto.

Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de instituições como a Mayo Clinic, a demência costuma se manifestar a partir dos 65 anos, com risco significativamente maior após os 75. Os primeiros sintomas geralmente incluem:
• Falta com a verdade
• Dificuldade de manter raciocínio lógico
• Mudanças de comportamento e emoções desproporcionais
• Discurso desorganizado e confuso

Além disso, um comportamento recorrente que tem sido observado no presidente é a frequência com que mente em declarações públicas, negando fatos comprovados ou distorcendo dados, o que pode indicar disfunções cognitivas mais amplas.

Entre os episódios mais comentados, destacam-se:

“Nós estamos exportando asa de pavão, asa de rabo de galinha, asa de rabo de pomba, bico de codorna. Puta merda, cara.” — disse Lula, sem contexto, em um discurso recente.

Em outro momento, o presidente afirmou, emocionado:

“Descobri que eu não sou eu, eu sou vocês.” — e começou a chorar.

Ainda, causou espanto ao dizer:

“Por que as galinhas não estão fazendo greve pelo aumento dos preços?”

Apesar de ainda não haver um diagnóstico clínico, os sintomas têm sido recorrentes, e especialistas defendem uma avaliação médica para apurar o estado cognitivo de Lula, que ocupa o cargo mais alto do país.

© 2015 Thalita Moema Blog Todos os Direitos Reservados