Com a presença de figuras importantes da direita, incluindo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o senador Eduardo Girão (Novo) lançou sua pré-candidatura ao governo do Ceará. O evento em Fortaleza contou também com Deltan Dallagnol, que citou Michelle e Romeu Zema como “presidenciáveis”, além de parlamentares do Novo e do PL, como Damares Alves, Sóstenes Cavalcante, Marcel Van Hattem, André Fernandes e Bia Kicis. Magno Malta participou por videoconferência.
A solenidade, divulgada como um ato “em defesa da liberdade”, também teve discursos em favor da anistia dos condenados pelos atos de 8 de janeiro. Mesmo presente, André Fernandes — aliado de Bolsonaro — tem se aproximado de Ciro Gomes, movimento visto com bons olhos por Valdemar Costa Neto para enfrentar o PT no estado.
Michelle Bolsonaro, porém, criticou a articulação. “Adoro o André, mas fazer aliança com alguém que ataca o maior líder da direita não dá”, disse, citando ofensas de Ciro a Bolsonaro. Fernandes rebateu afirmando que a aproximação ocorreu a pedido do próprio Bolsonaro e de Valdemar, com objetivo de fortalecer candidaturas no Ceará e no Nordeste.
Michelle expressou o que muitos evitavam: a indignação com o apoio a um adversário direto de Bolsonaro. Determinada, afirmou que trabalha dia e noite para conquistar a liberdade do ex-presidente e eleger o maior número possível de deputados e senadores.
Michelle Bolsonaro critica aliança da direita com Ciro Gomes que detonou Bolsonaro várias vezes e lança Girão ao Governo do Ceará https://t.co/qxcQPME7hS pic.twitter.com/cN5alZi10d
— Blog Thalita Moema (@blogdatm) December 1, 2025



