No dia 22 de setembro de 2025, data em que o governo dos Estados Unidos anunciou sanções contra Viviane Barci, esposa do ministro do STF Alexandre de Moraes, com base na Lei Magnitsky, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou uma acusação criminal contra Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo, sob a alegação de coação no curso do processo.
O ex-presidente Jair Bolsonaro, embora também investigado, não foi denunciado.
Segundo o procurador-geral Paulo Gonet, a exclusão de Bolsonaro da denúncia se deu porque sua única participação teria sido enviar pouco mais de R$ 2 milhões para que Eduardo e sua família pudessem se manter nos Estados Unidos, já que o deputado havia solicitado licença da Câmara e deixado de receber salário.
Mesmo sem denúncia, o ministro Moraes mantém Bolsonaro preso há 14 dias e totalmente silenciado, sem mídia sociais, sem poder falar com os próprios advogados ao telefone.



