Ministros do STF condenam Bolsonaro a 27 anos de prisão

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por sua participação em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A decisão histórica foi tomada nesta quinta-feira (11) pela Primeira Turma do STF, com a maioria dos ministros confirmando a condenação.

Bolsonaro foi considerado culpado por cinco crimes: tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A dosimetria, conduzida pelo relator Alexandre de Moraes, resultou em 24 anos e 9 meses de reclusão e 2 anos e 6 meses de detenção, totalizando os 27 anos e 3 meses de pena.

O julgamento marca a primeira vez que um ex-presidente brasileiro é condenado por ações contra a democracia. Bolsonaro, que atualmente cumpre prisão domiciliar, nega as acusações, afirmando que não ordenou atos ilegais e que não estava no país durante os ataques de 8 de janeiro de 2023.

© 2015 Thalita Moema Blog Todos os Direitos Reservados