“O peixe tem inteligência”, diz Bolsonaro em defesa do seu secretário da pesca

0

O país estava ligado na decisão do STF, mas o presidente Bolsonaro não deixou de fazer suas livres semanais.

O presidente Bolsonaro esteve acompanhado do secretário da Pesca, Jorge Seif Júnior, e o defendeu de uma fala polêmica dita na transmissão da semana passada.

Seif afirmou que não havia risco para o consumo alimentar dos peixes do Nordeste, apesar da mancha de óleo que atinge o mar da região, porque “o peixe é um bicho inteligente”. “Quando ele vê uma manta de óleo ali, ele foge, tem medo”, justificou o secretário, que também é empresário do ramo de pesca. A opinião dele, que virou meme nas redes sociais, foi rebatida por alguns biólogos, que pediram cautela em relação a essa avaliação.

Bolsonaro iniciou a live brincando com Seif Júnior, uma figura constante nas transmissões semanais do presidente. “Mancha de óleo no mar: você desvia dela?”. O secretário brincou dizendo que é “inteligente igual ao peixe”. Na sequência, foi defendido por Bolsonaro. “Ele falou isso na semana passada e houve uma série de criticas, o pessoal zoou dele, que o peixe é inteligente… Uma mancha de óleo no mar de muitos quilômetros… imagina se o peixe não desviasse? Estaria matando peixe 24 horas por dia e estaria chegando na praia. Isso não é verdade”, justificou Bolsonaro. “É lógico que alguns morrem em função da mancha, em especial os que vivem na superfície e têm dificuldade para respirar, como o golfinho. Acontece, mas o peixe tem inteligência”, disse o presidente, que emendou com uma brincadeira. “Afinal de contas, quantas vezes você está pescando, a isca é boa e ele desconfia e não morde o anzol?” Seif Júnior, então, disse que o fato é que o peixe desvia da mancha “e tem teses escritas no Departamento de Atmosfera e Oceanos nos EUA sobre isso”. “Mas, de uma forma descontraída, a gente fala para o povão de uma forma descontraída e irreverente, e o pessoal pegou no pé”, afirmou o secretário.

Bolsonaro acrescentou dizendo que o peixe “foge de tudo que é diferente”. “Ele vê que você é diferente e foge de você, é natural. Mas o pessoal que quer criticar, critica, paciência”, disse.
Sem comentários porque é uma vergonha atrás da outra.

View this post on Instagram

O país estava ligado na decisão do STF, mas o presidente Bolsonaro não deixou de fazer suas livres semanais. O presidente Bolsonaro esteve acompanhado do secretário da Pesca, Jorge Seif Júnior, e o defendeu de uma fala polêmica dita na transmissão da semana passada. Seif afirmou que não havia risco para o consumo alimentar dos peixes do Nordeste, apesar da mancha de óleo que atinge o mar da região, porque "o peixe é um bicho inteligente". "Quando ele vê uma manta de óleo ali, ele foge, tem medo", justificou o secretário, que também é empresário do ramo de pesca. A opinião dele, que virou meme nas redes sociais, foi rebatida por alguns biólogos, que pediram cautela em relação a essa avaliação. Bolsonaro iniciou a live brincando com Seif Júnior, uma figura constante nas transmissões semanais do presidente. "Mancha de óleo no mar: você desvia dela?". O secretário brincou dizendo que é "inteligente igual ao peixe". Na sequência, foi defendido por Bolsonaro. "Ele falou isso na semana passada e houve uma série de criticas, o pessoal zoou dele, que o peixe é inteligente… Uma mancha de óleo no mar de muitos quilômetros… imagina se o peixe não desviasse? Estaria matando peixe 24 horas por dia e estaria chegando na praia. Isso não é verdade", justificou Bolsonaro. "É lógico que alguns morrem em função da mancha, em especial os que vivem na superfície e têm dificuldade para respirar, como o golfinho. Acontece, mas o peixe tem inteligência", disse o presidente, que emendou com uma brincadeira. "Afinal de contas, quantas vezes você está pescando, a isca é boa e ele desconfia e não morde o anzol?" Seif Júnior, então, disse que o fato é que o peixe desvia da mancha "e tem teses escritas no Departamento de Atmosfera e Oceanos nos EUA sobre isso". "Mas, de uma forma descontraída, a gente fala para o povão de uma forma descontraída e irreverente, e o pessoal pegou no pé", afirmou o secretário. Bolsonaro acrescentou dizendo que o peixe "foge de tudo que é diferente". "Ele vê que você é diferente e foge de você, é natural. Mas o pessoal que quer criticar, critica, paciência", disse. Sem comentários porque é uma vergonha atrás da outra.

A post shared by Blog Thalita Moema (@thalitamoemablog) on

 

___________________________________

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here