O prefeito de Natal, Paulinho Freire, encaminhou à governadora Fátima Bezerra o ofício nº 682/2025, sugerindo uma articulação conjunta com a bancada federal potiguar para solicitar ao Ministério das Cidades a reabertura do prazo de cadastramento de propostas no eixo de macrodrenagem urbana do PAC Seleções 2025.
De acordo com a Portaria MCID nº 161/2025, cada estado pode apresentar até três propostas prioritárias nessa área. Pensando na relevância das demandas da capital, Paulinho propõe que, havendo possibilidade de reabertura ou inclusão excepcional, duas das três indicações do Rio Grande do Norte contemplem obras estruturantes em Natal.
As propostas apresentadas pela Prefeitura são a macrodrenagem da Avenida João Medeiros Filho — que visa reduzir alagamentos em diversos loteamentos da Zona Norte — com investimento estimado em R$ 40 milhões; e a construção de uma lagoa de drenagem no bairro Sanvale, orçada em R$ 20 milhões.
O prefeito ressalta que sua equipe técnica identificou recentemente a reabertura temporária do sistema TransfereGov para cadastramento de propostas, o que demonstra a possibilidade de flexibilização dos prazos. “Diante da importância dessas obras para a mobilidade e a segurança da população, acreditamos que há espaço para diálogo institucional e inclusão dessas demandas nos próximos passos do programa”, destacou.




