Plenário da CMN aprova dia da Abordagem Humanizada e analisa vetos do Executivo

Uma técnica de salvamento realizada pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar, destinada a socorrer pessoas em tentativas de suicídio foi reconhecida nesta quinta-feira (04), pelo plenário da Câmara Municipal de Natal. Por meio do Projeto de Lei (PL) 534/2025, de autoria do vereador Irapoã Nóbrega (Republicanos), a “Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio – Abordagem Humanizada” terá uma data para ser celebrada na capital potiguar.

O dia da Abordagem Humanizada tem previsão de ser comemorado durante o mês de setembro, tradicionalmente associado à campanha brasileira de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. A técnica é baseada na conjunção do conhecimento de áreas como a Psicologia, a Psiquiatria, a Neurolinguística, entre outras, e objetiva a desistência da morte por parte do tentante por meio da humanização do atendimento.

Segundo o vereador Irapoã Nóbrega, é preciso discutir o tema para que soluções sejam implementadas e vidas salvas. “A gente não pode mais esconder, jogar essa situação para baixo do tapete. Sabemos que o suicídio é um problema global, não apenas aqui do Rio Grande do Norte ou de Natal, e a gente precisa valorizar essas pessoas com esse atendimento. Porque, tendo o atendimento humanizado com uma prevenção, uma ação e um pós-crise, a gente consegue estabilizar as pessoas”, declarou o parlamentar.

O PL 534/2025 foi aprovado em segunda discussão e agora segue para a sanção do Poder Executivo, assim como o PL 365/2025, também confirmado em segunda discussão pelo plenário da Casa.

© 2015 Thalita Moema Blog Todos os Direitos Reservados