Propostas para acessibilidade no Plano Diretor são apresentadas em Comissão

0

Na manhã desta quarta-feira 11, a Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, da Câmara Municipal de Natal, debateu, em audiência pública, propostas para melhorar a acessibilidade na capital potiguar, dentro da revisão do Plano Diretor.

“Abrimos o debate para esta questão necessária que é pensar uma cidade moderna, dando a devida atenção à mobilidade das pessoas, especialmente às pessoas com deficiência. A comissão vai participar ativamente desse processo”, disse a vereadora Júlia Arruda (PDT), presidente da comissão. Os vereadores Robson Carvalho (PMB) e Divaneide Basílio (PT) também defenderam que a cidade seja mais acessível e que isso seja inserido na pauta de revisão do plano.

Na audiência, os representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que coordena o processo de revisão do plano, disseram que o assunto já está sendo debatido nas oficinas técnicas que estão ocorrendo nas regiões administrativas e por segmentos. “São pontos que o próprio código de obras do município já prevê. O Plano Diretor terá um capítulo que trata de rotas especiais, no qual cria rotas acessíveis, incluindo ‘fachadas ativas’ para estimular a construção de prédios sem muros, integrados à cidade e pontos comerciais no térreo. Também estão sendo pensadas rotas especiais que integram diversos corredores, seguindo padrões de acessibilidade, de modo a contemplar equipamentos públicos, culturais, de lazer e comércio”, conta o secretário adjunto de Planejamento da Semurb, Thiago Mesquita.

___________________________________

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here