Protesto de esquerda na França querem a renúncia de Macron em meio a movimento “Bloqueiem Tudo”

A França enfrenta nesta quarta-feira (10) uma onda de protestos do movimento “Bloqueiem Tudo”, apoiado por grupos de esquerda, que exigem a renúncia do presidente Emmanuel Macron. As manifestações aconteceram em mais de 30 locais, incluindo Paris, Rennes, Nantes, Lyon e Toulouse.

Cerca de 1.000 pessoas participaram das ações, que tiveram bloqueios de ruas, barricadas e incêndios de pneus e lixo. A polícia respondeu com gás lacrimogêneo e realizou prisões em massa. O primeiro balanço registrou 83 detenções, mas ao longo do dia o número subiu para cerca de 200 presos, sendo 132 apenas em Paris.

O governo mobilizou 80 mil policiais em todo o país, com 6 mil concentrados na capital. Em várias cidades houve confrontos diretos, principalmente em Paris e no oeste francês, com cenas de violência e destruição.

As manifestações ocorreram um dia depois de Macron anunciar Sébastien Lecornu como novo primeiro-ministro, em substituição a François Bayrou. O movimento mostrou a força da insatisfação popular contra os cortes orçamentários e a pressão crescente pela saída de Macron.

https://twitter.com/blogdatm/status/1965727057549349325?s=46

© 2015 Thalita Moema Blog Todos os Direitos Reservados