RETROCESSO – Após renúncia de Evo Morales, Bolsonaro defende voto impresso

Em sua primeira manifestação sobre a renúncia de Evo Morales da presidência da Bolívia, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) usou a crise no país vizinho para voltar a defender o voto impresso, bandeira que defendeu durante seus mandatos como deputado federal.

Em postagem no Twitter, Bolsonaro adotou um tom sóbrio ao falar da crise boliviana. Citou as denúncias de fraudes eleitorais no país vizinho, mas evitou atacar Morales —um dos principais representantes da esquerda latino-americana. Segundo o presidente, a situação deixa a “lição” de que é preciso um sistema contagem de votos “que possa ser auditado”.

Morales foi um dos únicos governantes de esquerda a comparecer na posse de Bolsonaro, em janeiro. Mais cedo, antes da renúncia, o Ministério das Relações Exteriores havia divulgado nota defendendo novas eleições na Bolívia. O comunicado diz que o Brasil recebeu com “profunda preocupação com as graves irregularidades” apontadas pela OEA (Organização dos Estados Americanos) em auditoria sobre as eleições presidenciais de 20 de outubro, cujos resultados foram divulgados hoje.

Aliado de Morales durante todo o seu governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a Bolívia passava por um golpe de Estado.

“Acabo de saber que houve um golpe de estado na Bolívia e que o companheiro Evo Morales foi obrigado a renunciar. É lamentável que a América Latina tenha uma elite econômica que não saiba conviver com a democracia e com a inclusão social dos mais pobres”, disse Lula na rede social. Políticos de esquerda também sustentaram que as Forças Armadas aplicaram um golpe contra Morales.

UOL

Do Blog: É um grande retrocesso usar cédulas de papéis nas eleições, é inadmissível esta pauta que deixa totalmente vulnerável os resultados das eleições podendo facilitar as fraudes.

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print

Deixe uma resposta

VEJA TAMBÉM

Thalita Moema

Aqui você pode falar um pouco sobre você, sobre o site!

Publicidade

  • Mídia Kit
  • Anuncie
  • Contato

Sobre

  • Politica de privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre o Blog

Links úteis

  • Politica
  • Notícias
  • Viagens
error: O conteúdo está protegido !!