O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito o novo papa nesta quinta-feira (8). A escolha foi confirmada pelo Vaticano após a tradicional fumaça branca sair da Capela Sistina, sinalizando que os 133 cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso.
De perfil progressista e próximo ao papa Francisco, Prevost foi anunciado em latim pelo cardeal Dominique Mamberti e apareceu em seguida na sacada da Basílica de São Pedro, onde fez seu primeiro discurso ao público. Ele abriu sua fala com uma mensagem de paz:
— A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês — declarou o novo pontífice, agora Leão XIV.
Prevost é o primeiro papa norte-americano da história e havia sido nomeado cardeal apenas dois anos antes. Assume a liderança da Igreja Católica em um cenário de desafios: a queda gradual no número de fiéis, a herança da popularidade de Francisco e a expectativa de continuidade da agenda reformista de seu antecessor.
— Queremos ser uma Igreja sinodal, que avança, que busca sempre a paz, a caridade e que esteja próxima, principalmente daqueles que sofrem — afirmou o novo papa.