
A Prefeitura do Natal e a Fecomércio RN apresentaram, nesta quinta-feira (17), os resultados da pesquisa de avaliação do São João de Natal 2025. O estudo, realizado pelo Instituto Fecomércio RN (IFC), revelou crescimento expressivo de público, movimentação econômica, atração turística e impacto direto nos setores de comércio e serviços.
A divulgação ocorreu no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, com a presença do prefeito Paulinho Freire, do presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, da vice-prefeita Joanna Guerra, de secretários municipais, autoridades, representantes do setor produtivo, empresários e imprensa local.
O prefeito Paulinho Freire comentou os resultados apresentados. “O São João como um todo já nos surpreendeu muito no número de público, mas dados significativos como estes apresentados mostram que nós estamos no caminho certo. São números que nos dão mais otimismo para continuar criando eventos nessas proporções. Festas que atraiam cada vez mais a iniciativa privada e, tenho certeza, que no próximo ano vamos ter várias delas querendo patrocinar nossos eventos pela grandeza que foi este São João 2025”, afirmou.
A pesquisa foi estruturada em dois blocos principais: a avaliação dos empresários e o perfil dos participantes. Os dados demonstram que a edição de 2025 reuniu cerca de 938 mil pessoas ao longo do mês de junho, quase quatro vezes mais que o registrado em 2023, último ano em que o São João tivera um formato semelhante ao deste ano. Do total, 35,6% eram visitantes de outros municípios e estados. A maioria dos participantes tem entre 16 e 44 anos (82,8%), com renda média de 3,4 salários mínimos e escolaridade de nível médio (57%). A permanência média na cidade foi de 2,7 dias por pessoa.
Segundo o levantamento, o São João deste ano gerou uma movimentação financeira estimada em R$ 188,6 milhões, frente aos R$ 34,4 milhões contabilizados em 2023. O gasto médio diário por visitante foi de R$ 272,24 entre turistas e R$ 161,57 entre residentes, com crescimento acima de 25% em ambas as categorias.
A avaliação geral do evento também foi positiva: nota média 9,29, com destaque para os turistas, que atribuíram nota 9,42. Entre os entrevistados, 95,9% disseram que pretendem retornar em 2026.
No setor empresarial, a percepção positiva aumentou de 57,7% em 2023 para 76,6% este ano. O investimento médio das empresas passou de R$ 3.565,71 para R$ 6.871,62, com destaque para o comércio (R$ 8.157,02) e serviços (R$ 5.331,68). As microempresas investiram cinco vezes mais do que na edição anterior, e empresas médias e grandes aplicaram, em média, R$ 18.736. Os principais focos dos investimentos foram estoque, contratação de pessoal e ampliação de produtos.



