Saúde e fraudes no INSS pautam horário dos líderes na Assembleia Legislativa

Na sessão ordinária desta terça-feira (13), na Assembleia Legislativa do RN, os deputados Isolda Dantas (PT), José Dias (PL) e Dr. Bernardo (PSDB) utilizaram o horário destinado aos líderes partidários para tratar de temas relevantes. Enquanto Isolda e José Dias abordaram o esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), investigado pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), Dr. Bernardo destacou avanços na saúde pública no interior do estado.

Segundo as investigações, associações descontaram ilegalmente cerca de R$ 6,3 bilhões de aposentadorias e pensões entre 2019 e 2024, prejudicando milhares de segurados.

A primeira a se pronunciar foi a deputada Isolda Dantas, que fez um resgate cronológico do caso. De acordo com a parlamentar, a fraude teve início em 2019, ainda no governo do então presidente Jair Bolsonaro. “Até aquele momento, apenas seis associações estavam autorizadas a efetuar descontos nos benefícios dos aposentados. Em junho daquele ano, Bolsonaro sancionou uma lei que ampliou os prazos dessas autorizações. A partir daí, três coisas aconteceram: o número de associações praticamente dobrou, os valores descontados dispararam, e as reclamações começaram a se acumular”, afirmou.

© 2015 Thalita Moema Blog Todos os Direitos Reservados