“Se tudo tiver como tô pensando, esse país terá pela primeira vez um presidente eleito quatro vezes”, diz Lula

Durante cerimônia da Petrobras em Duque de Caxias (RJ) nesta sexta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou a crise entre o Planalto e o Congresso Nacional e sugeriu que parte do Legislativo já está pensando nas eleições de 2026. Em tom de pré-campanha, Lula afirmou que pode tentar um quarto mandato.

“Tem gente achando que o governo já acabou, pensando na eleição. Eles não sabem o que eu estou pensando. Se tudo correr como imagino, este país terá, pela primeira vez, um presidente eleito quatro vezes pelo voto do povo”, declarou.

Apesar das divergências, Lula disse que não quer “nervosismo” na relação com o Congresso, lembrando que ainda restam um ano e meio de mandato. Para ele, os embates com o Legislativo são naturais e até positivos.

“Sou grato ao Congresso. Quando há divergência, é bom. A gente senta, conversa e resolve. O governo pensa uma coisa, o Congresso outra, e a solução vem pela mesa de negociação”, afirmou.

O atrito mais recente entre os poderes foi causado pela tentativa do governo de aumentar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A medida foi derrubada rapidamente por deputados e senadores, o que levou o Planalto a recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar manter o decreto.

No evento, também foram anunciados investimentos de R$ 33 bilhões no setor de refino e petroquímica da Petrobras. Os recursos visam ampliar a produção, com foco em fontes renováveis e eficiência energética. Segundo a estatal, mais de 38 mil empregos diretos e indiretos devem ser gerados no estado do Rio de Janeiro.

© 2015 Thalita Moema Blog Todos os Direitos Reservados