Secretário da ONU diz que COP 30 foi decepcionante

O secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou nesta quarta-feira (3) que o resultado final da COP30, realizada no Brasil em novembro, foi “decepcionante”, embora tenha demonstrado que o multilateralismo ainda é capaz de funcionar mesmo sem a participação ativa dos Estados Unidos e em meio a fortes tensões geopolíticas.

“Tenho sentimentos contraditórios em relação à COP”, afirmou Guterres ao comentar as negociações climáticas anuais da ONU.

Segundo ele, apesar da resistência dos EUA e da pressão da indústria de combustíveis fósseis para evitar avanços, os países conseguiram fechar um acordo — algo que, na visão do secretário-geral, reforça a importância da cooperação internacional. “Com todos esses movimentos contrários, foi possível chegar a um consenso, e isso mostra que o multilateralismo funciona”, disse durante o evento Reuters Next.

A COP30 foi realizada entre os dias 10 e 29 de novembro, em Belém (PA), reunindo quase 200 delegações. As discussões envolveram 145 temas, dos quais 20 foram considerados mais “substantivos” pela presidência brasileira.

No relatório final, o embaixador André Corrêa do Lago destacou ter observado um “alto grau de convergência e alinhamento” nas contribuições apresentadas pelos países. Ainda assim, ele reconheceu que debates centrais permanecem em aberto e que algumas propostas continuam a dividir as delegações.

A conclusão da conferência também expôs pontos de impasse em áreas sensíveis das negociações globais, como financiamento climático, definição de metas e ações concretas para ampliar esses recursos e possíveis reformas na arquitetura financeira internacional.

© 2015 Thalita Moema Blog Todos os Direitos Reservados