Setembro Dourado alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Setembro Dourado alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

A Prefeitura do Natal, por meio das secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação (SME) e Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), em parceria com a Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer, deu início às atividades da campanha Setembro Dourado no município. Durante todo o mês, serão realizadas ações de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes.

O câncer infantojuvenil é uma das principais causas de mortalidade nessa faixa etária em todo o mundo, sendo os tipos mais frequentes as leucemias e os tumores que atingem o sistema nervoso central e o sistema linfático. No Brasil, a estimativa é de cerca de 8 mil novos casos por ano entre 2023 e 2025, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). No Rio Grande do Norte, a projeção é de 130 novos casos anuais.

Por apresentar sintomas semelhantes a doenças comuns da infância, o diagnóstico pode ser dificultado. Entre os sinais de alerta estão: palidez ou cansaço prolongado, dor ou inchaço persistente nos ossos ou articulações, perda de peso inexplicada, manchas brancas ou alterações nos olhos, aumento abdominal ou de volume em qualquer região do corpo, hematomas ou sangramentos repentinos, dor nos membros e sudorese noturna.

A presença de um ou mais desses sinais não significa necessariamente câncer, mas exige atenção médica imediata. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura podem chegar a 80%.

© 2015 Thalita Moema Blog Todos os Direitos Reservados