Luna Van Brussel Barroso, filha do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, não reside mais nos Estados Unidos. Segundo nota enviada pela própria Corte, a advogada concluiu uma pós-graduação na Universidade de Yale entre 2022 e 2023, e retornou ao Brasil após o curso.
Formada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luna está atualmente no Rio de Janeiro, onde trabalha, segundo o STF, no escritório de advocacia do pai e também cursa doutorado em Direito Constitucional na Universidade de São Paulo (USP).
A nota ainda desmente rumores sobre uma possível deportação, afirmando que “a única filha de Barroso mora no Brasil”.
No entanto, a afirmação de que Luna atua no escritório do “pai” levanta sérios questionamentos legais. De acordo com o artigo 28 do Estatuto da OAB, juízes não podem exercer a advocacia. Além disso, conforme o artigo 36 da Lei Orgânica da Magistratura (LOMAN), é vedado a membros do Judiciário participar da administração ou ser proprietário de escritórios de advocacia.
Se a informação estiver correta, trata-se de uma possível infração ética e legal grave, que exige esclarecimentos imediatos da própria Corte e do presidente do STF.



