Em pronunciamento histórico na noite de 21 de junho de 2025, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou os ataques militares que destruíram três instalações nucleares no Irã: Fordow, Natanz e Isfahan. O discurso, transmitido em rede nacional, foi direto, com tom de ameaça e um chamado à paz.
Segundo Trump, as operações foram um “sucesso espetacular” e eliminaram “completamente” a capacidade iraniana de enriquecer urânio. Ele deixou claro que, se Teerã reagir, “outros alvos serão destruídos em minutos”, sinalizando que novas ações militares já estão prontas para execução imediata.
““Há pouco tempo, as Forças Armadas dos Estados Unidos realizaram ataques massivos e de precisão contra três instalações nucleares estratégicas do regime iraniano: Fordow, Natanz e Isfahan. Todos já ouviram esses nomes durante anos, enquanto o Irã construía esse projeto horrivelmente destrutivo.
Hoje à noite, posso dizer ao mundo que os ataques foram um sucesso militar espetacular. As principais instalações de enriquecimento nuclear do Irã foram completamente e totalmente destruídas.
Nosso objetivo era destruir a capacidade do Irã de enriquecer urânio e encerrar a ameaça nuclear do maior patrocinador estatal do terrorismo no mundo.
Ou haverá paz, ou haverá uma tragédia para o Irã ainda maior do que o que vimos nos últimos oito dias. Lembrem-se: ainda há muitos alvos restantes. Se a paz não vier rapidamente, atacaremos esses outros alvos com precisão, velocidade e habilidade. A maioria deles pode ser neutralizada em questão de minutos”, disse Trump.
Além disso, Trump agradeceu aos líderes militares e reforçou apoio aos Estados Unidos, Israel e ao Oriente Médio, encerrando com um apelo à paz — mas sob ameaça de força ainda maior.




