Durante evento em Sorocaba (SP), na última sexta-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas à escolha de uma imagem utilizada em uma revista internacional para representar o Brasil. A foto mostrava um homem negro, alto e sorridente, mas sem dentes, e Lula questionou a decisão de um ex-ministro responsável pela publicação:
“Você acha isso bonito? Isso é fotografia para você colocar? E ainda representando o Brasil lá fora? Um cara sem dente? E ainda negro?”
A declaração gerou forte repercussão política. O deputado estadual Leandro de Jesus (PL-BA) apresentou uma denúncia na Procuradoria-Geral da República (PGR), alegando que as palavras do presidente têm caráter discriminatório. Para o parlamentar, Lula reforçou estereótipos raciais e sociais ao tratar a imagem como algo negativo para o país.
Segundo a denúncia, o discurso do presidente não apenas desvaloriza a condição social do retratado, como também associa a cor da pele a um retrato de “vergonha nacional”, o que pode configurar crime de injúria racial ou até mesmo racismo.
O caso está sendo analisado, e a fala do presidente deve continuar repercutindo no meio político e jurídico nos próximos dias.
Mostrar um homem simples, com as marcas da desigualdade, pode ser visto como um retrato autêntico da realidade do país. Já para Lula, foi motivo de reprovação — e isso acabou gerando ainda mais debate sobre elitismo e preconceito na política.
Lula deixou bem claro e citou em vários momentos que o homem NEGRO não representa o Brasil.
Se Bolsonaro falasse isso, já estaria preso.
Lula criticou foto de revista que mostrava um homem negro sem dentes para representar o Brasil:
— Blog Thalita Moema (@blogdatm) August 23, 2025
“Um senhor negro, sem nenhum dente na boca. Você acha isso bonito?”
Deputado Leandro de Jesus denunciou o presidente por racismo na PGR.
👉 Se fosse Bolsonaro, já estaria preso.
🔗… pic.twitter.com/wGtusbwmRY




